Hoje foi dia de pesquisa para o curso que faço, mas não em um lugar qualquer. Eu e meus amigos do curso de Guia de Turismo pesquisamos sobre o estado do Rio na biblioteca mais antiga do Brasil, a Biblioteca Nacional. Particularmente eu amo bibliotecas e amo História, relacionar as duas coisas em um dia é mais que estupendo para mim. Todavia mesmo quem não gosta de uma coisa e nem de outra se encanta com a BN que é absurdamente linda. Não tem como entrar no saguão e admira-la sem se surpreender.
Quando era ainda menininha, já adorava bibliotecas, passava quase todos os meus intervalos do fundamental I dentro da biblioteca da minha antiga escola, inclusive as vezes depois da saída fugia pra ler lá. (Atualmente não é muito diferente)Um dia, minha mãe pediu ao vizinho pra buscar eu e meu irmão, como não me achou o vizinho pensou que eu tinha saído mais cedo. Ao deixar meu irmão em casa sem mim, minha mãe se desesperou e correu até a escola para ver o que tinha ocorrido, ao chegar me encontrou na biblioteca, feliz da vida. E essa nem foi a ultima vez, já mais crescida ocorreu episodio parecido, minha turma saiu cedo e fui pro meu recanto predileto ler, pensando que eu estava em casa a coordenadora ligou pra minha mãe pedindo pra falar comigo e minha mãe disse que eu estava na escola, aí começou mais uma confusão. Detalhe que eu estava com celular ligado e ninguém pensou em dar um toque. No momento em que me encontraram foi um alivio geral, já que aquela altura metade da escola já achava que eu estava desaparecida.
Eu adoro bibliotecas, amo mesmo, são maravilhosas e infelizmente ainda existem muito poucas no nosso país. Em homenagem ao meu dia maravilhoso na BN, escrevi uns versinhos sobre bibliotecas, espero que gostem.
Estar em uma biblioteca é simplesmente poder
sentir o cheiro da nossa história, limitadamente
contemplar o conhecimento humano através dos tempos,
observando a arquitetura ou utilizando novas tecnologias para leitura.
Com toda a evolução e modernidade as bibliotecas, mesmo assim, são o melhor lugar para ler e refletir já criado, pois elas respiram o saber e possuem as mais diversas ideias para conflitar a alma.
Tantas linhas e infinitos livros sobre as virtude sem fim delas poderia redigir, e ainda sim faltaria,
nem tudo é possível descrever, só contemplando vale, para que o próprio lugar te mostre tudo aquilo que precisa ver.