quarta-feira, 1 de junho de 2011

Relacionamentos: Pais e Filhos

Um assunto muito complicado de falar, né? Porém, é fato que nenhum relacionamento é simples.
É na adolescências que todos os conflitos entre pais e filhos tem enorme expansão, pois é nesse período que os filhos começam a desejar mais liberdade e os pais aumentam as exigências e as preocupações em soltar seus pequenos no mundo. As divergências sempre são muitas, na maioria das vezes os dois lados fecham os olhos para as perspectivas do outro.
Todo pai e mãe teme o que o filho possa estar fazendo na rua. A incerteza e os perigos são muitos e os pais ficam de coração na mão com os filhos fora de casa. Muitas vezes tentam super proteger e impedem os filhos de fazer qualquer coisa. O que não é bom, pois na maioria das vezes leva os filhos a fazerem escondido e pior.
Por outro lado a maioria dos adolescentes não tenta compreender o lado dos pais, que se preocupam com a sua segurança e temem por que ele ainda é inexperiente para lidar com as maldades do mundo, sempre achando que seu pai não o entende.
Tentar compreender o outro lado, a outra perspectiva ajuda muito em meio aos conflitos. Conversar e resolver é possível, basta querer. Não adianta ser radical, o equilibro ajuda, todo adolescente precisa de um pouco de liberdade, de viver experiências e os pais, por sua vez sempre irão se preocupar, então o melhor é que os pais orientem e deem limites aos seu filhos e os permita crescer e aprender do seu jeito, na medida do possível, é claro.

Pra pensar sobre esse assunto, vale ouvir a música do Legião Urbana, Pais e Filhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário