sexta-feira, 29 de julho de 2011

I love books!

Eu amo ler, amo livros.Não consigo ficar muito tempo sem ler.Ler é maravilhoso, quando lemos um livro, entramos em um universo diferente onde através da leitura damos corda a nossa imaginação.Só lendo que se aprende a ler.Quando você lé você descobre muitas coisas sobre vários assuntos independente do livro que você está lendo.Por isso leia muito isso vai te ajudar você vai ver.
No momento estou lendo dois livros:
Noites Brancas e outras histórias -Dostoiévski e
1822 -Laurentino Gomes 
Dois ótimos livros, que me interessam muito.
Se você ainda não tem o hábito da leitura, acredite, é mais fácil do que se parece. Comece lendo livros pequenos e se desafie, nos próximos livros aumente o número de páginas.

Por hoje é só...
Até a Próxima...

Música....

Musica é uma representação melódica e poética dos sentimentos, dos pensamentos. Não é possível imaginar a vida sem ela. Desde a pré-história o homem faz musica e por séculos ela tem sido uma das mais expressivas artes da humanidade.
Por ela descrevemos sentimentos, fazemos criticas e por meio dela é simples se passar uma mensagem. Pode ser um instrumento poderoso de persuasão e convencimento, ela pode ser tão benéfica quanto maléfica. É fácil transmitir ideias através dela. 
O musico é quase um filosofo, ele faz pensar, ele critica, ele questiona, ele descreve as coisas.
Atualmente a música e os artistas são mais um produto do que agentes transformadores da sociedade. Na mídia é divulgado aquilo que convém ao sistema, a industria. A musica tornou-se um mero produto, aliás, como tudo no sistema capitalista.
Mas ainda existe o que se pode aproveitar, muitos artistas que ainda usam a musica como um meio de divulgação de ideias, de questionamento, precisamos olhar mais pra esses.



quinta-feira, 14 de julho de 2011

Os regimes totalitário

O regime totalitário caracteriza-se por um governo autoritário e nacionalista que não admite a existência de outras correntes políticas. O cidadão deve obedecer totalmente às normas do Estado, anulando seus desejos individuais, pois o que importa é o interesse coletivo. O líder  totalitário é uma figura forte e carismática. Ele trata o povo como uma única massa que precisa ser guiada por ele.
Bibliografia:livro Para viver juntos 9º ano História

Fascismo italiano

Após a Primeira Guerra Mundial, a Itália enfrentava um saldo doloroso do conflito: 700 mil  mortos, 500 mil feridos e dividas enormes contraídas juntos aos bancos dos Estados Unidos. Alem disso o descontentamento do pais com os países a Aliados era grande por não receberem os territórios prometidos na Ásia e África, a fome, a inflação e o desemprego afetavam os operários e os camponeses, provocando grande agitação social.
A crise de 1929, fez com que na Itália muitas pessoas criticassem os regimes democráticos. Neste clima de frustração e desorganização social e econômica, surgiram movimentos antiliberais.
Em 1921, Benito Mussolini fundou o Partido Nacional Fascista. Os fascistas se apresentavam como solução para os problemas da Itália. Eles afirmavam ser capazes de acabar com greves operarias e com a agitação dos socialistas, e encaminhar a economia do país rumo a crescimento. Prometiam também reorganizar o capitalismo.
Com todas essas promessas conseguiram o apoio da burguesia italiana. Então em Outubro de 1922, Benito Mussolini organizou a marcha sobre Roma. Grupos fascistas armados vieram de diversos pontos em direção a Roma, ocupando no caminho postos dos correios,estações de trem e prefeituras.
Pressionado pelos fascistas o rei Vítor Emanuel III nomeou Mussolini primeiro - ministro da Itália.
As greves foram proibidas e os sindicatos substituídos por corporações, que reuniam trabalhadores e patrões, sob direção de um delegado nomeado por Mussolini.
Nas escolas livros didáticos passaram a ser definidos pelo governo. Professores eram obrigados a jurar fidelidade ao regime. A economia se instabilizou, os níveis de desemprego diminuíram, mas os salários continuaram baixos, embora os lucros dos empresários tenham aumentado.
Referencia bibliográfica:Livros;Para viver juntos 9º ano História, pg:28,Saber fazer história - Gilberto Cotrim

A ascensão do nazismo

O tratado de Versalhes declarou a Alemanha como única culpada da pelos danos que a Primeira Guerra Mundial causou ao mundo. O tratado proibia o país de investir na industria bélica,de formar um exército maior que 100 mil homens e também de instalar  o serviço militar obrigatório.Assim a Alemanha com uma dívida de mais de 6,6 bilhões de libras com os países vencedores da Primeira Grande Guerra.
O governo alemão, numa tentativa de pagar suas dividas pegou enormes empréstimos com os Estados Unidos. Isso deixou a economia alemã muito frágil e dependente dos capitais estrangeiros. Os problemas econômicos refletiram nos sociais, aumentado o desemprego.
A crise pós-guerra ajudou na ascensão do nazismo.
Com a crise de 1929, o desemprego no país alcançou níveis altíssimos, surgiram então os nazistas com soluções.Responsabilizando os judeus e incentivando o sentimento nacionalista alemão, fizeram que o povo acreditasse.
A ideologia nazista se baseia na idéia de raça.De acordo com os nazistas a raça ariana é superior  as outras, e é preparada para liderar e dominar as outras raças consideradas “inferiores”.
Para os nazistas eles deveriam eliminar seus inimigos internos(judeus) e os externos (os países da tríplice aliança).
Para chegar ao poder e conseguir o apoio do povo o líder nazista Adolf Hitler utilizou de discursos inflamados que mexiam com os sentimentos das pessoas, mas não com a razão .Foi assim que em 1933, Hitler subiu ao poder na Alemanha.

sábado, 2 de julho de 2011

Meu ponto de vista sobre as Guerras

Eu tenho lido bastante sobre Segunda Guerra Mundial, e o que aprendi ? Muitas coisas, 1ª toda a guerra pode ser evitada,2ª quem inicia a guerra nunca "perde" muito com ela,3ª quem paga o preço da guerra sempre são pessoas inocentes, 4ª a guerra desperta nos homens seus sentimentos mais destrutivos, 5ª na guerra você conhece seus verdadeiros amigos,7ª a guerra começa pela ganancia de um governante,7ª é só na guerra que se quer a paz,etc...
Muitas vidas foram perdidas no desastroso conflito que foi a segunda guerra mundial.E ainda sim mesmo sabendo o quanto se perdeu nessa e em outras guerras os homens insistem em fazer ainda mais guerras.Quantas vidas mais serão perdidas para que nos possamos entender que a outras soluções para os problemas mundiais.
Todos nós temos direito à uma só vida, e desperdiçá-la esta fora de questão.
Aqui esta meu apelo pela paz, e que paz que desejo comece dentro de nossos corações.
Ate a próxima!!!♥