quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Principais problemas ambientais da atualidade

Extinção da Fauna
O Brasil é um país rico em diferentes espécies de animais, pode até se dizer que o país tem uma das mais ricas faunas do mundo. Varias espécies  correm o risco de extinção. As grandes causas disso são destruição dos habitats, a caça/pesca predatórias, a poluição, desmatamento, etc. A venda de animais silvestres ilegalmente movimenta aproximadamente 10 bilhões dólares por ano no mundo inteiro, as perdas são extremamente grandes 38 milhões de espécimes.
Temos todos que entender, tudo está ligado uma coisa depende da outra necessitamos dessas diversas espécies para manter o equilíbrio da vida em nosso planeta. Desaparecendo uma espécie por completo prejudica o equilíbrio da vida. Pense nisso!Vamos fazer a nossa parte não comprando animais silvestres ilegalmente em feiras por todo nosso país e é claro também denunciando ao IBAMA se presenciarmos casos assim.
Desmatamento
Desde o inicio dos tempos o homem vem extraindo os recursos ambientais, como as florestas. Elas têm sido derrubadas para acomodar populações, para virar plantações, pastagens, etc.
A ocupação de florestas tem sido feita sem planejamento, o que causa um enorme impacto ambiental.
As queimadas são outro grande problema na maioria das situações causadas pelo homem, destroem a vegetação e aumentam o nível de CO2 na atmosfera. Essas causam danos enormes ao ar, solo, vida silvestre, saúde publica e economia. Os danos são diversos e em proporções muito grandes.
Não podemos aceitar essa situação, temos que mostrar que sabemos o que está acontecendo e protestar contra. É responsabilidade de todos o que acontece no nosso planeta. Uma ótima forma de ajudar é certificar-se de que a madeira que compramos é regulamentada.
Uso indevido da água 
A falta de água doce e potável está se tornado um grande problema deste século, pois no Oriente Médio e na Ásia já ocorrem conflitos por causa deste recurso. O risco de ausência de água é real e as guerras que isso vai causar também são bem reais,isso não esta muito longe de acontecer. A super exploração dos recursos naturais e a má utilização dos mesmo fazem com que esses venham a se esgotar. Temos que usar a água conscientemente para que no futuro não venha a faltar.
É  de extrema necessidade que venhamos a economizar e usar de forma correta nossa água.Cerca de 70% de toda água usada no planeta por ano é na irrigação de plantações, 20% vai para as industrias e somente 10% para as residências.
Vamos ajudar diminui no máximo o consumo diário de água em nossos lares, em atividades como o banho,lavar louças, regar as plantas,dar banho no cachorro, lavar o carro,escovar os dentes, evitar deixar torneiras pingando,etc.
Ocupação do solo
A ocupação desordenada do solo é um grande problema para a saúde do planeta.Pois é um problema de difícil combate, já que o número de moradias irregulares  construídas no Brasil é três vezes maior que as do mercado formal. Como essas moradias ilegais são feitas sem um planejamento, são construídas em áreas de preservação ambiental, e em locais de risco para a segurança da população. Muitas áreas verdes são completamente destruídas.
As causas dessas habitações feitas de forma incorreta são: as enchentes, desmoronamento de encostas,assoreamento dos cursos de água devido ao desmatamento e a ocupação das encostas, desaparecimento das áreas verdes(e com elas algumas espécies da fauna),comprometimento da água de rios que viram depósitos de esgoto e de lixo.Concerteza seria de grande ajuda se o governo tivesse um programa habitacional eficaz.
Lixo
Atualmente um grande problema ambiental é o lixo. Na maioria das vezes o lixo é jogado em lugares inapropriados, poluindo o solo.Cada brasileiro produz  por dia 1kg de lixo por dia.
A falta de uma coleta seletiva adequada agrava o problema, pois muitos matérias que poderiam ser reaproveitados são jogados fora.
A reciclagem concerteza ajuda muito para que não aconteça o desperdício e também menos seja extraído.
Separando o lixo em nossa casa
1-Você pode arrumar lixeiras não precisam ser muito grandes, uma para cada tipo de material, não é necessário ter as cores respectivas dos materiais você pode colocar plaquinhas para identificar.
2-Separe os materiais de forma correta lembrando-se de não misturar nenhum e sempre lavar as embalagens para não ficar resíduos.
3- Todo bairro tem um ou mais ferros velhos você pode levar esse material separado para lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário