quarta-feira, 25 de junho de 2014

A escola esta perdendo seus valores

Um dos maiores e mais lindos papéis das escolas é a parte importante que elas tem na formação do caráter dos futuros cidadãos do nosso país. Com certeza muitos valores vem do lar de cada um, porém é nas escolas, com professores, diretores, orientadores e funcionários em geral, que se reforça o ensino vindo do lar, além da aprendizagem. Sempre ouvimos dizer que a escola é a preparação para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade.
Esse papel tão lindo, tão necessário, não tem sido executado como deveria. Não generalizando, mas em sua maioria as pessoas dentro das escolas não estão preparadas para educar. Alunos são tratados com descaso e desprezo. Posso afirmar isso porque eu sou tratada dessa maneira na instituição em que estudo. Estou no terceiro ano do ensino médio regular, nunca arrumei problemas para meu colégio, pelo contrário ajudo a resolver muitos já que sou integrante do grêmio estudantil da unidade. E por diversas vezes fui destratada dentro do colégio. Recentemente meu cartão de passagens do colégio não passou no ônibus de manhã e eu precisava ir pro curso que consegui pelo Pronatec e não posso faltar, o motorista com custo deixo que eu subisse pela porta de trás do ônibus, como eu precisaria voltar pra ir pra aula a tarde achei melhor descer no colégio e recarregar o cartão. Chegando lá pedi o porteiro pra passar na maquininha e ele foi super ignorante e arrogante comigo, dizendo que eu não posso carregar fora do horário que estudo. Tudo bem, pode até ser que não se deve carregar esse cartão fora do horário, só que eu precisava ir pro curso estudar e outras vezes quando havia ido mais cedo para o colégio para realizar atividades do grêmio já o carreguei fora do horário. O porteiro chamou o diretor que veio na janela e gritou comigo dizendo que eu tinha que carregar o cartão no horário e perguntando por que eu não carreguei na sexta - feira da semana anterior. Por fim, depois de explicar que não pude ir ao colégio ele deixou que o porteiro carregasse meu cartão de passagens. Uma ação que demorou 15 segundos, por ela, eles gritaram comigo na frente do colégio e essa não foi a primeira vez que ocorreu cena parecida.
Os alunos do grêmio podem carregar livros pesados para ajudar a arrumar a biblioteca, podem distribuir esses livros para os outros alunos, tarefa da unidade escolar e também podem ser mal- tratados por aqueles que deveria lhes ensinar a ser melhores cidadãos e pessoas.
O mesmo colégio que faz palestras e discursos sobre cidadania e respeito é o que grita, insulta e humilha seus próprios alunos, isso só tem um nome: hipocrisia. Na teoria o ensino é voltado ao respeito e compreensão, mas na prática o exemplo dos funcionários e diretores é de intolerância, ignorância, arrogância e individualismo. Não é essa a escola que eu quero, não é essa a escola que eu construo, vamos pensar nisso, pois essa situação certamente se repete em muitas instituições pelo Brasil.

2 comentários:

  1. Gostei muito do seu texto, Andreza. Mas infelizmente alguns alunos de hoje em dia perderam totalmente a noção do respeito pelas autoridades escolares. Sou professora e muitas vezes sou tratada pelos alunos como se fosse um lixo. Mas também acho que algumas ''autoridades'' do ambiente escolar, abusam muito e se acham no direito de constranger alunos e outros funcionários. A educação está muito complicada nos últimos tempos. Tomara que ainda seja tempo de termos alguma melhora .... rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com você Miriam, realmente existem alunos que como diria minha mãe: Só Jesus na causa. Entendo esse ponto de vista, já vi muitos professores serem destratados e humilhados, nunca concordei, acho que o professor é nosso melhor amigo. Inclusive quero ser professora um dia. Só falando sobre isso vamos melhorar. Espero eu rs
      Beijos

      Excluir